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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Autorizada licitação para Rodoanel de Belo Horizonte

O principal objetivo é retirar o tráfego de longa distância 
do atual Anel Rodoviário

BRASÍLIA – O Ministério dos Transportes autorizou na quarta-feira (14) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a licitar a elaboração do projeto executivo do Rodoanel Norte e Sul de Belo Horizonte.

A informação é do senador Clésio Andrade (PR-MG). A assessoria de comunicação do Ministério dos Transportes não confirmou a informação.

Na parte norte, o projeto prevê a duplicação de 67,5 quilômetros, em uma via de ligação do ponto Sul da BR-381 (Fernão Dias) ao ponto Norte da rodovia (saída para Vitória). Ela passa por oito municípios: Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará.

O principal objetivo é retirar o tráfego de longa distância do atual Anel Rodoviário. A obra deverá reduzir o volume do tráfego local em aproximadamente 15%.

O custo estimado é de R$ 1 bilhão. A ideia de construção do Rodoanel Norte surgiu em 1999, a partir de um contato do governo do Estado com uma missão do Banco Mundial (Bird), que havia financiado o Corredor Sul da BR-381, de Belo Horizonte a São Paulo.

O orçamento do empreendimento chegou a ser garantido pela União por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas foi retirado do pacote governamental em função dos atrasos com a burocracia na concessão da licença ambiental. Posteriormente, a obra foi incluída na segunda etapa no programa.

No lado sul, serão duplicados 35 quilômetros em uma região que abrange Betim e Ibirité, fazendo a ligação da BR-381 Sul (Betim), da BR-262 (Oeste-Triângulo Mineiro) e do Anel de Contorno Norte à BR-040 (Belo Horizonte-Rio de Janeiro) e à BR-356.

A finalidade é desviar o tráfego de veículos provenientes de São Paulo e do Triângulo Mineiro que hoje passam pelo Anel Rodoviário e aliviar a Avenida Amazonas. A previsão de investimento é de R$ 500 milhões.

A nova ligação viária é esperança de melhoria no trânsito da região metropolitana, já que poderá servir de rota para boa parte das carretas que hoje trafegam pelo Anel Rodoviário. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, a rodovia vai favorecer o desenvolvimento econômico das cidades. "Era preciso que a obra já estivesse sendo feita, mas, de qualquer modo, é um anúncio bem-vindo", disse.

A Fiemg acompanha há anos as negociações para a construção do Rodoanel. Segundo Camargos, empresas do polo industrial de Betim, principalmente a Petrobras e a Fiat, batalham para que a alça Sul também saia do papel.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BH aposta no BRT para o transporte coletivo durante a Copa 2014

Pode-se dizer que todo belorizontino sonha com a expansão do metrô. Mas a capital mineira tem um plano mais modesto e mais em conta para melhorar a qualidade do transporte público na cidade, visando à Copa de 2014. Trata-se do BRT (Bus rapid transit), ou transporte rápido por ônibus.

As obras do viaduto que ligará as avenidas Antônio Carlos (principal corredor urbano de BH) e Abrahão Caram (via de acesso ao Mineirão), já iniciadas, têm vistas ao futuro sistema. As intervenções para ligação direta entre os corredores vão consumir parte do terreno do campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais. Em contrapartida, a universidade receberá área equivalente atrás do estádio e que deve ser usada para solucionar seu problema de estacionamento.

Inspirado no modelo adotado por Bogotá (Colômbia), o BRT de BH será um sistema articulado em pistas exclusivas, aumentando a capacidade e a velocidade do transporte coletivo. Algumas ações de implantação já começaram. 

“A duplicação da Antônio Carlos já é uma ação. Algumas coisas estão em fase de projeto, mas ate o início de 2011 outras obras devem começar”, afirma Rogério Carvalho, gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans.

O BRT será implantado inicialmente em três corredores (Cristiano Machado; Antônio Carlos-Pedro I; e Pedro II-Carlos Luz). Cada intervenção terá prazo diferente de conclusão, mas devem estar prontas em maio de 2013, antes da Copa das Confederações. “É um sistema para atender à cidade, não à Copa. O Mundial é consequência e oportunidade para melhorar o sistema de mobilidade”, diz Carvalho.

Segundo projeções da BHTrans, órgão que gerencia o trânsito na capital, com o BRT a velocidade operacional passará de 14 km/h para 25 km/h em média, diminuindo o tempo gasto nas viagens. 

Metrô
Segundo Carvalho, a opção pelo BRT não exclui a construção do metrô. Foi uma opção para a atender com rapidez às demandas do Mundial. Além disso, o custo da construção por quilômetro do BRT é 10% o do metrô. “Metrô atende 80 mil pessoas por hora, mas não temos essa demanda hoje. Nos trechos em que caberia o metrô, temos a demanda de 40 mil a 45 mil passageiro/hora”, diz Carvalho. 

Existem, de fato, diretrizes para completar a rede de metrô de BH. Uma ligaria a região do Barreiro à área hospitalar central, e outra cortaria a cidade no sentido norte-sul, ligando a Savassi à Pampulha. São propostas que aguardam um resultado do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Mesmo assim, nenhuma delas têm condições de sair antes da Copa, afirma Carvalho.
        
Embarque e desembarque dos passageiros nas seis estações da Região Central será feita em plataformas

sábado, 22 de outubro de 2011

Governador destaca BH como sede de seis jogos da Copa 2014


O governador Antonio Anastasia acompanhou em Zurique (Suíça), na sede da Fifa, nesta quinta-feira (20), o anúncio dos calendários dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações, em 2013.
Belo Horizonte receberá, no Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), seis jogos da Copa do Mundo e três partidas da Copa das Confederações.
Em entrevista após o anúncio da Fifa, Anastasia comemorou o fato de Belo Horizonte ser a cidade-sede onde acontecerá o maior número de jogos, depois do Rio de Janeiro.
 


“Ficamos extremamente satisfeitos com o anúncio de que Belo Horizonte receberá, nas duas Copas, nove jogos. Seremos, depois do Rio de Janeiro, a cidade que terá o número maior de jogos.
E mais importante, na Copa do Mundo, sendo o Brasil, como todos esperamos, o primeiro lugar no seu grupo de classificação na primeira fase, ele jogará duas vezes em Belo Horizonte, as oitavas de final e a semifinal. Portanto, a cidade foi extremamente prestigiada com nove partidas internacionais e possivelmente dois jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo e certamente também na Copa das Confederações, onde já teremos garantido pelo menos uma semifinal, além de outros dois jogos de relevância”, afirmou Anastasia.
O governador participou de uma videoconferência com jornalistas, após o anúncio da Fifa, acompanhado do secretário de Estado Extraordinário da Copa do Mundo, Sergio Barroso, e do presidente do Comitê Executivo Organizador da Copa do Mundo de Belo Horizonte, Tiago Lacerda. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também participou da videoconferência, ao lado de jornalistas, na capital mineira.
“Temos o compromisso de fazer de Belo Horizonte a melhor sede para a Copa do Mundo de 2014. Nós todos estamos torcendo para que o Brasil seja o primeiro do seu grupo na Copa do Mundo na fase de classificação, a primeira fase. Assim, o Brasil jogará duas vezes em Belo Horizonte, nas oitavas e depois na semifinal, seguindo o caminho para o hexacampeonato, no Maracanã. Estamos muito felizes”, afirmou Anastasia.

 As estatísticas são favoráveis ao Brasil. Desde 1978 o Brasil é o primeiro colocado na fase inicial. Outro dado a favor: no Mineirão, em 20 jogos oficiais e amistosos, a Seleção Canarinho ganhou 15, empatou três e perdeu apenas dois jogos.
Durante o período de preparação para as Copas, a Fifa reconheceu o trabalho desenvolvido em Belo Horizonte e direcionou a tabela para que a capital mineira possa ter dois jogos decisivos da Seleção Brasileira, um na Copa do Mundo e outro na Copa das Confederações. Se o Brasil ficar em primeiro lugar no seu grupo, na fase inicial – o que acontece há nove mundiais –, irá jogar as oitavas de final, no Mineirão. Se passar pelas quartas de final, jogará também a semifinal, em Belo Horizonte. Na Copa das Confederações, em 2013, a capital mineira será o palco de outra semifinal.
“Ficamos muito satisfeitos, fizemos uma mobilização pública pela abertura da Copa no Mineirão, o que nos deu muita visibilidade e, com isso, o reconhecimento pela boa gestão que vem sendo realizada em Minas. Agora é como costumo dizer, temos que valorizar o que é nosso e serão nove jogos”, destacou Sergio Barroso.
Projeto do Mineirão para 2014: interior do estádio com destaque para a cobertura de aço e membranas de policarbonato
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também ressaltou a satisfação com a tabela: “Estou extremamente satisfeito com o calendário apresentado pela Fifa, que privilegia BH, em reconhecimento pelo trabalho que está sendo desenvolvido em conjunto pela PBH e Governo de Minas. Belo Horizonte poderá ter dois jogos da seleção brasileira em fases decisivas da Copa do Mundo”, disse o prefeito.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

'Corrida maluca' em BH


Equipe usa ingredientes mineiros e 

vence 'corrida maluca', em BH

Integrantes da "Red Bule Uai Sô” foram premiados pela criatividade. Cerca de 57 mil pessoas se reuniram para evento, segundo os organizadores.



A equipe mineira “Red Bule Uai Sô” venceu a competição entre carros sem motores promovida neste domingo (2) em Belo Horizonte. A Praça do Papa, ponto turístico localizado na Região Centro-Sul da capital, foi transformada em pista de corrida e reuniu cerca de 57 mil pessoas durante o evento, segundo os organizadores.
Carro que homenageou Estádio do Mineirão chamou a atenção do público (Foto: Marcus Desimoni/Red Bull Content Pool)Carro homenageou Estádio do Mineirão, ponto turístico de BH 
Após quase quatro horas de prova, todos os 49 veículos construídos pelos próprios participantes cruzaram a linha de chegada. Eles contaram apenas com o embalo da descida da ladeira, de 450 metros, para chegar ao fim da competição.

Para vencer a corrida, a equipe “Red Bule Uai Sô” usou um carro em forma de fogão à lenha e foi nomeada para o alto do pódio pelo quesito criatividade. Apesar de não ser o mais rápido, o grupo se destacou pela performance e foi premiado com uma viagem para o Grande Prêmio do Brasil de F1.
Vencedor usou carro com forma de fogão à lenha (Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)Vencedor usou carro com forma de fogão a lenha 
Os integrantes da equipe “Regresso Nacional”, com um carro em formato de congresso, e do grupo “Se Beber Não Dirija, nem Case”, que chamou a atenção do público, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. O carro mais rápido, que cumpriu o percurso em 33 segundos, também foi premiado.