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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Autorizada licitação para Rodoanel de Belo Horizonte

O principal objetivo é retirar o tráfego de longa distância 
do atual Anel Rodoviário

BRASÍLIA – O Ministério dos Transportes autorizou na quarta-feira (14) o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a licitar a elaboração do projeto executivo do Rodoanel Norte e Sul de Belo Horizonte.

A informação é do senador Clésio Andrade (PR-MG). A assessoria de comunicação do Ministério dos Transportes não confirmou a informação.

Na parte norte, o projeto prevê a duplicação de 67,5 quilômetros, em uma via de ligação do ponto Sul da BR-381 (Fernão Dias) ao ponto Norte da rodovia (saída para Vitória). Ela passa por oito municípios: Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, São José da Lapa, Vespasiano, Santa Luzia e Sabará.

O principal objetivo é retirar o tráfego de longa distância do atual Anel Rodoviário. A obra deverá reduzir o volume do tráfego local em aproximadamente 15%.

O custo estimado é de R$ 1 bilhão. A ideia de construção do Rodoanel Norte surgiu em 1999, a partir de um contato do governo do Estado com uma missão do Banco Mundial (Bird), que havia financiado o Corredor Sul da BR-381, de Belo Horizonte a São Paulo.

O orçamento do empreendimento chegou a ser garantido pela União por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas foi retirado do pacote governamental em função dos atrasos com a burocracia na concessão da licença ambiental. Posteriormente, a obra foi incluída na segunda etapa no programa.

No lado sul, serão duplicados 35 quilômetros em uma região que abrange Betim e Ibirité, fazendo a ligação da BR-381 Sul (Betim), da BR-262 (Oeste-Triângulo Mineiro) e do Anel de Contorno Norte à BR-040 (Belo Horizonte-Rio de Janeiro) e à BR-356.

A finalidade é desviar o tráfego de veículos provenientes de São Paulo e do Triângulo Mineiro que hoje passam pelo Anel Rodoviário e aliviar a Avenida Amazonas. A previsão de investimento é de R$ 500 milhões.

A nova ligação viária é esperança de melhoria no trânsito da região metropolitana, já que poderá servir de rota para boa parte das carretas que hoje trafegam pelo Anel Rodoviário. Para o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, a rodovia vai favorecer o desenvolvimento econômico das cidades. "Era preciso que a obra já estivesse sendo feita, mas, de qualquer modo, é um anúncio bem-vindo", disse.

A Fiemg acompanha há anos as negociações para a construção do Rodoanel. Segundo Camargos, empresas do polo industrial de Betim, principalmente a Petrobras e a Fiat, batalham para que a alça Sul também saia do papel.

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