buscape

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Obras do Estádio do Independência


O Independência começou a ganhar cara de estádio. A poucos meses da previsão de entrega, as obras de alvenaria já estão adiantadas, a estrutura metálica da cobertura foi totalmente colocada, e a drenagem do campo começou a ser preparada. Pelas fotos, já é possível imaginar a emoção que os 25 mil torcedores terão ali em 2012.
A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim deste ano. A reinauguração será em fevereiro, e o Governo de Minas ainda negocia para que a Seleção Brasileira faça a partida de estreia. Espera-se que o novo Independência também seja utilizado para treinamento de seleções na Copa das Confederações em 2013 e na Copa do Mundo em 2014.
Muitas coisas ainda precisam ser feita, principalmente as obras dos prédios que receberão bares, lojas e camarotes, além dos estacionamentos. O próximo passo importante será o plantio da grama, previsto para o próximo mês.
As obras de modernização do Independência começaram em janeiro de 2010, e todo o estádio foi demolido, com exceção dos vestiários. Orçado em R$ 120 milhões, será a casa de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro até que o Mineirão seja reaberto.
História do Estádio do Independência
  Em 1950, o futebol já era indiscutivelmente o esporte preferido da população de Belo Horizonte. E com a proximidade do quarto Mundial de Seleções patrocinado pela FIFA os Belo-horizontinos não queriam ficar fora daquela festa. Entretanto, os pequenos estádios da capital mineira não seriam capazes de comportar um evento daquela grandeza. Assim, ganhou força a construção de um novo estádio na Capital. No projeto inicial o estádio Independência teria uma capacidade para 45 mil torcedores. Porém, com o curto orçamento e a proximidade da Copa do Mundo o projeto inicial foi alterado.
Em março de 1950, o Independência começava a receber o gramado.
    O orçamento foi quase todo doado pela prefeitura, que por meio do então prefeito Otacílio Negrão de Lima se comprometeu com a CBD construir um estádio digno para sediar o mundial. A construção começou em 1948 e em apenas dois meses a parte de terraplanagem estava pronta.  E as obras continuaram em ritmo avançado até que a sua conclusão nas vésperas da Copa do Mundo. O Independência foi aberto ao público pela primeira vez em 25 de junho de 1950 quando Iugoslávia e Suíça se enfrentaram. A equipe dos Bálcãs venceu a partida por 3 gols a zero. Mas o jogo que mais marcou o estádio foi outro jogo válido pela Copa do Mundo de 1950. Naquela copa, Estados Unidos e Inglaterra se enfrentaram em um jogo que ficou conhecido como sendo a maior "zebra" da história do futebol mundial. Naquele jogo, os americanos venceram os ingleses por 1X0, fato que estarreceu o mundo inteiro. Um outro fato curioso sobre esta partida, foi a torcida mineira que após o jogo carregou em triunfo os jogadores americanos até a Praça Sete. 
    Nos anos imediatamente após a construção do Mineirão, o estádio Independência caiu em um injusto esquecimento. Os mineiros, tanto clubes quanto torcedores estavam embasbacados com o Gigante da Pampulha e não mais ligavam para o velho alçapão do Horto. Porém, esse quadro mudou em 1986. naquele ano, o governador Hélio Garcia promoveu uma grande reforma no Estádio do Horto que foi reinalgurado com a realização da partida Atlético X América, válida pela abertura do campeonato Mineiro de 86 quando o Galo venceu o Coelho por 1X0. Com a reforma do Independência, a capacidade do estádio foi reduzida de 30 mil para 20 500 pessoas. Porém, o estádio ganhou novas cabines de rádio e tv bem mais modernas e confortáveis que as antigas.
     Nos anos 90, o estádio foi arrendado ao América por um prazo de 30 anos.O Coelho também fez reformas no estádio. Além de um novo sistema de iluminação, o América providenciou um placar eletrônico que foi instalado em 1995.
     Em 99, Atlético e América estabeleceram um acordo que prevê a utilização do estádio pelos dois clubes. Pelo mesmo acordo, o Atlético se comprometeu a construir uma arquibancada(Tobogã) com capacidade para 10 mil pessoas na parte aberta do estádio. Assim,  o gigante do Horto voltou a ter sua capacidade de 30 mil torcedores. Porém, essa parceria durou apenas naquele ano. Já no ano 2000, o tobogan foi retirado por exigencia do corpo de bombeiros.
Após a reforma de 1985, o estádio ficou um pouco mais confortável para os torcedores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário