buscape

terça-feira, 24 de abril de 2012

Serra do Cipó serve de refúgio para aventureiros em MG

A Serra do Cipó

A Serra do Cipó dispensa adjetivos no sentido de exaltar sua beleza única ou seu imensurável potencial turístico.
Dona de uma das maiores biodiversidades do planeta a região ostenta fauna e flora endêmicas, cachoeiras e vales, matas e campos de altitude... todos exuberantes, porem extremamente insignificantes quando comparados ao carinho gostoso que se recebe quando em contato com a gente simples que aqui vive.  Gente simples e hospitaleira, moldada pelo passar dos anos, acostumada a receber com alegria as visitas desde os tempos da ‘estrada real’.
Visitas sim, pois na Serra do Cipó não existem turistas, passantes, passageiros e muito menos forasteiros.  Aqui, ao redor do fogão de lenha, todos são visitas... daquelas... que nos enchem de alegria pelo simples fato de aparecerem de quando em vez, nem que seja só pra tomar um cafezinho... passado no coador de pano... adoçado com rapadura.
Aqui a exuberância se une à simplicidade e juntas... assim... juntinhas... tomam de assalto até os mais atribulados pelo simples contado, por entre os dedos dos pés, da areia branca dos rios ou pelo nascer de uma lua perfeita.
Há quem diga que a perfeição é algo inatingível...   estes nunca estiveram com a pessoa certa, em um local qualquer, simples mas aconchegante. 
Perfeição não é uma coisa... é um momento!

Estudantes fazem caminhadas para aprender sobre as belezas da serra. Segundo especialistas, local é conhecido pelo cerrado e campos rupestres.

A Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, serve de refúgio para os aventureiros e para quem quer apenas descansar. No local, é possível encontrar mata fechada, cerrado e até plantas carnívoras. A área de preservação fica a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte. Estudantes de geografia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tiveram uma aula prática sobre as belezas da serra. Muitos aproveitaram os três dias de caminhada para tirar fotos, conhecer e desenhar as paisagens. Segundo especialistas, o local é conhecido pelo cerrado, campos rupestres e pela Mata Atlântica. A beleza das cachoeiras também impressiona quem passeia pela serra. Em umas delas, a força da água abriu um espaço entre as rochas que equivale a um prédio de 35 andares.
DICAS E RECOMENDAÇÕES PARA PASSEIOS 
TURISTICOS NA 
SERRA DO CIPÓ
Antes de ir:
Programe o roteiro da sua viagem com mapas e o máximo de informações possíveis, como as condições das estradas, demais vias de acesso e condições climáticas.
Informe-se sobre as condições de visitação dos locais, não se esqueça: acidentes naturais acontecem, podendo atrapalhar o seu passeio sempre tenha um segundo roteiro em mãos.
Deixe sempre uma copia de seu roteiro com alguém, se caso necessitar ser localizado, procure sempre o apoio de guias para evitar situações desagradáveis.

O que se deve levar:
Depende do passeio que você ira fazer, para quase todos podemos indicar: Roupas leves, boné ou chapéu, filtro solar, repelente de insetos, e calçado confortável (tênis), o mínimo de utensílios possível, sempre e bom levar binóculo, e uma boa maquina fotográfica.
Caso seja esporte radicais: Sempre confira os equipamentos de segurança, se você não e um entendido na área, contrate um guia para evitar acidentes.
Procure saber se onde você ira , tem água potável e alimentação adequada(leve).
Leve com você um saco para recolher o lixo que você possa produzir, lembre-se nunca deixe seu lixo no meio do caminho você estará agredindo o meio ambiente.
Você deve evitar:
Caminhar por lugares desconhecidos à noite, não coloque mãos ou pés em buracos ou fendas, evite a mata fechada, em caminhadas observar o chão a sua frente, pode haver buracos tampado pela vegetação, não consuma bebidas alcoólicas ou drogas, não use aparelhos de som em alto volume.

Respeite sempre a Serra do Cipó, preserve a mata, não retire plantas, materiais e principalmente os animais, monte acampamento somente nas áreas indicadas, e cuidado com risco de incêndios.

                                                                                                                
                                                                                                 Cachoeira Véu da Noiva
                                                                                                             
Você irá conhecer algumas das cachoeiras da Serra do Cipó. A distancia em Km tem como ponto de partida a ponte sobre o Rio Cipó, no Km 95 da rodovia MG-10

Cachoeira Grande
Distância: 3 KmGuias: Não há necessidade
Como ir: a pé, carro e bike
Comentários: Os administradores desta cachoeira cobram uma pequena taxa para entrar. Possui restaurante, churrasqueiras e banheiros.

Cachoeira do Gavião
Distância: 6 Km
Guias: Há necessidade, estes profissionais o ajudarão a achar a cachoeira, além de contarem um pouco sobre a flora, fauna e história da região
Como ir: a pé e bike
Comentários: Esta cachoeira fica bem perto da cachoeira das Andorinhas.


Cachoeira - Andorinhas
Distância: 6 Km
Guias: Há necessidade, estes profissionais o ajudarão a achar a cachoeira, além de contarem um pouco sobre a flora, fauna e história da região.
Como ir: a pé e bike
Comentários: Esta e uma maravilhosa cachoeira, mais não tente ir sozinho, leve um profissional com você.



Cachoeira - Farofa de Cima
Distância: 6 Km
Guias: Há necessidade, estes profissionais o ajudarão a achar a cachoeira, além de contarem um pouco sobre a flora, fauna e história da região.
Como ir: a pé
Comentários: Não tente ir sem um profissional ao seu lado pois se acontecer algo com você, não terá como pedir ajuda.

Cachoeira - Poço Azul

Distância: 2 Km
Guias: Não há¡ necessidade.
Como ir: a pé e bike
Comentários: Este poço fica 2 Km de distancia da portaria do Parque Nacional
Cachoeira - Farofa de Baixo

Distância: 6 Km
Guias: Não há necessidade.
Como ir: a pé, bike e jeep
Comentários:Será necessário que você tenha um bom preparo físico para chegar até lá.

 Distância de algumas cidades:

-->Belo Horizonte - 100 Km
--> Brasília - 814 Km
-->Diamantina - 248 Km
--> Lagoa Santa - 60 Km
-->Jaboticatubas - 47 Km
--> Rio de Janeiro - 532 Km
-->São Paulo - 684 Km
--> Serro - 143 Km
--> Sete Lagoas - 100 Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário