buscape

domingo, 22 de abril de 2012

Bares de BH em festa com nova edição do Comida di Buteco




O Comida di Buteco 2012, maior evento gastronômico de Belo Horizonte começou na sexta-feira, dia 13, com novidades no cardápio. A 13ª edição traz como inspiração o produto símbolo da culinária mineira, o queijo minas, que pode ser incluído nas receitas nos tipos frescal, padrão ou artesanal. Até o dia 19 de maio, 41 estabelecimentos concorrem pelo título de melhor boteco da capital. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.

Com o lema “Chegou a hora de provar que você entende de Buteco”, o melhor petisco será eleito pelo público em geral e por 41 jurados, com peso de 50% para cada um na eleição. Também serão avaliadas, com notas de 0 a 10, a qualidade do atendimento (10%), a higiene do boteco (10%) e a temperatura das bebidas (10%). Os outros 70% são divididos em subcategorias: 50% para o sabor do tira-gosto e 20% para a apresentação do prato.

As cédulas de votação foram fornecidas pelo instituto de pesquisa Vox Populi, responsável por conferir e validar os votos. Somente serão consideradas aquelas que estiverem devidamente preenchidas, ou seja, se for detectado algum erro ou falta de informação o voto será descartado. Cada jurado visita cinco estabelecimentos e a maior e a menor nota também serão desconsideradas.

Lançado em Belo Horizonte em 2000, o Comida di Buteco ganhou repercussão nacional e se espalhou por outras 15 cidades em todo o país. Em 2011, 2,3 milhões de pessoas prestigiaram o evento. Neste ano participam do concurso 400 botecos de oito estados brasileiros. “Em sua 13ª edição, o Comida Di Buteco já é o maior evento gastronômico do Brasil, atraindo visitantes interessados em conhecer um dos principais atrativos turísticos de Belo Horizonte: a cozinha mineira”, disse o presidente da Belotur, Fernando Rios. Ele disse ainda que o evento incentiva a profissionalização e a sustentabilidade dos estabelecimentos participantes, promove a contratação e qualificação de mão de obra local.

Variedade

O gastrônomo e idealizador do concurso, Eduardo Maya, garante que o público irá se surpreender com a grande variedade dos petiscos concorrentes, que devem ser comercializados por até R$ 22,90. “A expectativa é que durante o circuito sejam consumidas 41 toneladas de queijo minas nos botecos participantes. Em alguns botecos, a iguaria é o ingrediente principal, em outros está na composição dos pratos e têm aqueles que preferiram usá-lo como molho”, disse.

De acordo com Maya, outra regra estipulada para o concurso é que todos os tira-gostos devem ser próprios para palito ou garfo, sem a necessidade de uso individual de pratos. “Além desses tira-gostos, 39 estabelecimentos vão comercializar pratos utilizando Doritos, um dos apoiadores do concurso”, explicou.

Participantes

A classificação geral do Comida di Buteco em 2011 garantiu a participação de 31 botecos na edição desse ano. Três botecos que já participaram do circuito em outras ocasiões, retornam em 2012: Bar do Doca, Chef Túlio e Mulão. Sete estreiam no concurso: Bar da Claudinha, Boteco do Leão, Café Bahia, Casa Velha, Zoo Bar e Ali Ba Bar. A lista de todos os concorrentes e dos petiscos pode ser acessada no sitewww.comidadibuteco.com.br 

Saideira

No dia 19 de maio, acontece a festa de Saideira do Festival Comida di Buteco 2012, com o anúncio dos vencedores da 13ª edição do concurso. A festa, que será realizada no Largo da Saideira (avenida Cristiano Machado, 3.450, bairro União), a partir das 12h, terá apresentações de Nando Reis, Monobloco e Aline Calixto, entre outras atrações. Ao contrário dos anos anteriores, em 2012 o evento será realizado em apenas um dia, com expectativa de receber 13 mil pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário